A ação realizada na abertura da ‘Semana Mundial do Meio Ambiente’ no último sábado (04.06) foram recolhidos 100 toneladas de lixo às margens do Rio Cuiabá, na Alameda Júlio Müller. A limpeza contou com a participação de 150 pessoas representando entidades ambientais, poder público, empresas e universidade. A Prefeitura Municipal de Várzea Grande organiza várias atividades socioambientais, no decorrer desta semana, na conscientização do cuidado do patrimônio ambiental.
“Realizamos o evento com o propósito de despertar a responsabilidade ambiental e também de educar o cidadão a cuidar dos recursos naturais, principalmente, o hídrico com a limpeza do Rio Cuiabá. Estamos estimulando a sociedade em geral a serem agentes de mudanças e que tenham um olhar diferente para a natureza. Os recursos naturais podem se esgotar se não houver ações de preservações. A prefeitura de Várzea Grande, por meio das parcerias já vem adotando política pública na preservação do meio ambiente e na educação ambiental”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, disse que a Alameda Júlio Müller sempre recebeu por parte da administração pública, limpeza urbana geral, mas a ação de limpeza do Rio Cuiabá foi para despertar uma maior consciência da população do descarte correto dos resíduos sólidos. “A limpeza ocorreu na extensão de cinco quilômetros desde a ponte Júlio Müller até a localidade conhecida por Carrapicho”.
O morador Lupício Gomes de Oliveira de 86 anos disse que o Rio Cuiabá necessita de ação ambiental de forma contínua, não só por parte do poder público ou de entidades de proteção ao meio ambiente, mas também dos próprios moradores que devem se conscientizar que não podem jogar lixo no Rio Cuiabá provocando poluição.
Representando o governador Pedro Taques, o secretário de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro integrou as equipes voluntárias no mutirão de limpeza do Rio Cuiabá. “A ação foi extremamente importante no compartilhamento e integração de responsabilidade sobre a conservação ambiental. O Rio Cuiabá é importante para todos os mato-grossenses o que devemos, não só no dia do meio ambiente, tomar atitudes que possam preservá-lo”.
A ação integrada em favor do Rio Cuiabá reuniu Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, entidades não governamentais, colônias de pescadores, ambientalistas, empresários e universidades.
A programação segue nesta segunda-feira (06.06) com mutirão na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘José Estejo’, bairro Vitória Régia com ações de educação ambiental: Teatro de Fantoche, palestra educativa, plantio de árvores, serviços de limpeza urbana, e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
SECOM/VG
Twitter: @estrelaguianews
Veja mais: Abraços ao Rio Cuiabá
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar