A CBF confirmou nesta sexta-feira (08.04) ter recebido uma carta do Barcelona na qual o clube espanhol informa que não pretende liberar o atacante Neymar para a Copa América Centenário, em junho, e as Olimpíadas, em agosto. O Barça aceita liberar seu camisa 11 apenas para um dos dois torneios.
Por meio de um comunicado assinado pelo diretor Gilmar Rinaldi, a Confederação Brasileira de Futebol confirmou a informação, mas ainda mostrou esperança em ter Neymar em ambas competições. A entidade diz que espera um esforço do jogador para convencer a diretoria do time espanhol a liberá-lo.
De acordo com as regras da Fifa, o Barcelona é obrigado a liberar o seu camisa 11 para a Copa América, mas não para as Olimpíadas – nos Jogos os países são representados por equipes sub-23 e podem convocar outros três atletas com idade superior; Neymar deve ser um deles.
Como a CBF definiu extraoficialmente a Rio 2016 como prioridade, deverá assim abrir mão de seu capitão na Copa América para poder contar com ele nas Olimpíadas.
A Confederação Brasileira de Futebol recebeu na tarde desta sexta-feira (08/04) uma carta assinada pelo presidente do FC. Barcelona, Josep Maria Bartomeu, deixando clara a posição do clube quanto à participação do atleta Neymar Jr. nas competições que a Seleção Brasileira disputará nos próximos meses: a Copa América Centenário e os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O clube aceita liberar o jogador para apenas uma das competições.
A CBF, por intermédio da Diretoria de Seleções, fará todo o esforço possível para contar com Neymar Jr. na disputa da Copa América Centenário e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Neymar Jr. já anunciou publicamente que deseja disputar as duas competições pela Seleção Brasileira e contamos, também, com o seu esforço perante o clube.