A Polícia Federal prendeu em flagrante ontem (12/07) três pessoas, de 26, 55 e 23 anos, sendo o primeiro o aliciador e os demais os aliciados em esquema de fraude ao INSS. No momento da prisão, eles apresentavam documentos falsos para induzir a erro a perícia médica da Agência da Previdência Social Glicério, localizada no centro de São Paulo, e obter ilicitamente auxílio-doença previdenciário.
A fraude consistia em utilizar laudos médicos falsos, chapas de raio x falsificadas, talas de gesso e faixas, fingindo terem lesões na clavícula e punho de modo a iludir a perícia médica. Pelo trato entre aliciador e aliciados (supostos doentes), se o benefício previdenciário fosse concedido, cada um receberia metade do valor financeiro.
A ação policial contou com o auxílio de servidores do INSS e da APEGR (Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Risco da Secretaria da Previdência Social) e com apoio de policiais militares de São Paulo.
Os autores do ilícito penal foram autuados em flagrante pela prática do crime de estelionato tentado contra a previdência social, com pena de 01 a 05 anos de reclusão.
Polícia Federal em São Paulo
Twitter: @estrelaguianews