Prefeita reúne com moradores do Portal da Amazônia, vistoria serviços e anuncia creche

A

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, se reuniu no dia (14.06) pela manhã com moradores e lideranças do bairro Portal da Amazônia, para conferir in loco as ações de melhorias que estão sendo realizadas no local, especialmente nas áreas de limpeza e infraestrutura. Pelas ruas do Portal da Amazônia, a prefeita acompanhada dos secretários de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes e de Assistência Social, Kathe Martins, viu de perto as mudanças, como a remoção de bolsões de lixos, limpeza de terrenos baldios, patrolamento e encascalhamento de todas as ruas e avenidas, além da troca de 80 lâmpadas e 15 braços para os postes que vão contemplar toda a comunidade. A prefeita anunciou a construção de uma creche para o bairro que estará pronta para o próximo ano letivo e visitou a Escola Municipal de Educação Básica ‘Luiz Reveles Pereira’, que atende a 309 alunos da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A unidade será construída no terreno que abriga atualmente o centro comunitário local que está desativado. O Município por meio de um convênio Ministério da Educação vai edificar sete novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) – as chamadas creches – totalizando um investimento de R$ 20 milhões.

“Tivemos um primeiro contato com a comunidade ainda lá no gabinete por intermédio do vereador Chico Curvo. Naquele momento, a emergência era resgatar a trafegabilidade das ruas e a segurança do local por meio da iluminação pública. Vim pessoalmente avaliar os serviços e o andamento daquilo que ainda está sendo realizado e ao chegar aqui, muitas mães vieram me falar das dificuldades que têm enfrentado no dia-a-dia para poder trabalhar e deixar os filhos pequenos. Diante desse pedido, assumimos mais esse compromisso que sei que não vai beneficiar apenas o Portal da Amazônia, como bairros vizinhos, a exemplo do Ouro Branco, e dar uma função pública e coletiva para o espaço abandonado do centro comunitário”.

Segundo o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, o centro comunitário é um terreno que pertence ao Município e atende às exigências do Ministério da Educação. “O terreno tem cerca de 19 metros de largura por 60 metros de comprimento. Creio que seja suficiente e adequado para atender às exigências legais e às demandas da localidade”, explicou.

A concretização da creche será de grande ajuda e trará um enorme alívio financeiro para a Cláudia Regina. Ela trabalha em uma rede de eletrodomésticos. Ela tem dois filhos, um de quatro meses e outro de dois anos e paga babá. “O dinheiro que vai para pagar a babá muitas vezes é o que falta para as despesas da casa, além de ter um lugar seguro para deixar as crianças”.

Dona Francisca Duarte tem sete netos e conta que a creche seria muito boa, pois facilitaria o dia-a-dia dela com as crianças. “Tenho uma filha que está terminando de construir a casinha dela aqui no bairro e ela tem criança pequena. Com uma creche aqui tudo vai ficar mais fácil para todo mundo”.

O presidente do bairro, Pedro da Conceição Costa, reafirmou que de fato a garantia da construção da creche foi a maior conquista da comunidade. “Há mais de dez anos não tínhamos nenhum serviço aqui no nosso bairro e agora temos ruas recuperadas, trafegáveis e a palavra da prefeita de que nossas crianças terão um lugar só para elas”.

Outra liderança do bairro e morador há cerca de sete anos, Nelson Rainer da Silva, contou que desde o início das ações pelo bairro ele está acompanhando as equipes da prefeitura e que realmente os serviços estão fazendo a diferença para as mais de mil famílias que residem no Portal da Amazônia. “A remoção dos bolsões de lixo e a iluminação pública geral no nosso bairro são sinônimos de mais segurança e bem estar”.

A visita pelo bairro marcou também a implantação de um grupo do ‘Amigas Empreendedoras’. Conforme a prefeita Lucimar e a secretária de Assistência Social, Kathe Martins, será criado um núcleo local com oficina a ser definida. As moradoras Elizabeth Correia da Costa e a Luci Nogueira serão as líderes do ‘Amigas Empreendedoras’ no Portal da Amazônia.

Como explica a secretária, o projeto socioassistencial criado pelo Município está oportunizando, por meio de cursos semi-profissionalizantes a chance de incrementar a renda doméstica através de trabalhos artesanais e da produção de peças e materiais de decoração e de uso pessoal e exclusivos a grupos de mulheres de 17 a 60 anos que aprendem técnicas diferenciadas e assim projetam um futuro melhor para si e para a família.

Todos os grupos do ‘Amigas Empreendedoras’ reúnem 25 mulheres por oficina e os cursos têm em média três meses de duração e já reúnem cerca de 3 mil mulheres em 50 bairros de Várzea Grande onde o projeto está implantado.

As oficinas são gratuitas e todo material utilizado é fornecido pela secretaria de Assistência Social. São oferecidos cursos de artesanato, bordado em chinelo, crochê, cabeleireiro e pintura em tecido. Conforme a prefeita, a meta é atingir 100 bairros em 2016.

Secom/VG

Twitter: @estrelaguianews

Veja mais: Prefeita de VG Lucimar Campos lançou licitação para Construção de 7 Creches e Pavimentação.

Salvar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Site de Notícias de Cuiabá

A notícia certa para as pessoas certas, Portal de Notícias Estrela Guia News, conectado, confiável, direcionado e diferenciado.

Notícias Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidades
  • Cuiabá
  • Destaques
  • Economia
  • Editorial
  • Internacional
  • Mato Grosso
  • Moda
  • Nacional
  • Notícias
  • Uncategorized
  • Vida Saudável
  • Vídeos

Links

Editor

Site

Novidades

Descontos

Cadastro

© 2025 Re-Created with https://www.santanasoft.com.br