O Vereador Lilo Pinheiro (PPR) apresentou projeto de lei que visa a inclusão no calendário oficial do município a Semana de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo. Com o objetivo de manter a população informada sobre o autismo.
“O que se faz necessário agora, é que as pessoas mudem seus conceitos sobre o autismo, entendendo que os portadores podem, sim, interagir com o portador da necessidade especial, comunicar com seus sentimentos e demonstrar afeto. Eles precisam apenas é de um ambiente que os estimule e de pessoas que permitam essa possibilidade de comunicação”, diz o parlamentar.
Utilizando como base a lei federal nº 12.764/2014, qual reconhece a necessidade de atenção especial aos autistas, prevendo vários benefícios para esses indivíduos tais como o acesso às ações e serviços de saúde, dando atenção integral as suas necessidades, incluindo o diagnóstico precoce.
“O principal objetivo da data é levar a reflexão e a conscientização sobre os problemas por eles enfrentados, repensar posturas e preconceitos pela sociedade mal informada”, pontua Lilo.
O Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, já é reconhecido pela ONU. A luta de Lilo, agora, é para que esta data seja incluída no calendário municipal para que as pessoas possam ter mais acesso à informação, diminuindo assim a falta de diagnóstico e do preconceito.


