Na sexta-feira (24.06) a tocha Olímpica percorreu cerca de 500 quilômetros em Mato Grosso, para captação de imagens que irão divulgar pontos turísticos do estado. O 53º dia de revezamento do símbolo olímpico teve início em Poconé. O nadador cuiabano, Felipe Lima, foi o primeiro a conduzir a tocha no Pantanal mato-grossense.
Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, Canadá, Lima ganhou medalha de prata nos 100 metros nado peito e medalha de ouro no revezamento 4×100m medley.
Ainda no Pantanal, a tocha foi conduzida por Aline Ribeiro, que representa a rainha dos mouros na tradicional Cavalhada, acompanhada por cavaleiros e pajens na Estrada Parque Transpantaneira. A tropeira Patrícia da Silva levou a Chama Olímpica a cavalo e o estudante Luis Silva levou a bordo de uma canoa, em um corixo.
Depois de Poconé, a chama seguiu viagem para Nobres.Foi levada aos aquários naturais de águas cristalinas de Bom Jardim e a índia Bakairi, Juliane Soares levou a chama Olímpica até a Gruta da Lagoa Azul, também em Nobres.
A passagem da tocha por Mato Grosso, em Chapada dos Guimarães. Lá, o primeiro a conduzir o símbolo olímpico foi o nadador mato-grossense Luiz Pedro Ribeiro Pereira, o Pepeu. No mirante da cachoeira Véu de Noivas, Pepeu desejou boa sorte aos atletas brasileiros que irão participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Na cidade, a tocha também foi conduzida pela cantora Tetê Espíndola, que ficou conhecida pela composição da música “Na Chapada”. O fotógrafo do canal NatGeo, Izan Petterle, também conduziu a tocha e elegeu Mato Grosso como um dos lugares mais belos do mundo.
Para o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, esse é um momento histórico para Mato Grosso. “Pela primeira vez na história, a tocha Olímpica, visita as belezas naturais do nosso estado. Esperamos que o Brasil e o mundo vejam e venham conhecer o nosso estado. Esse é o resultado de um trabalho que estamos realizando há quase um ano, visitamos vários lugares com a equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e estes pontos turísticos foram escolhidos por eles”.
Sedec-MT
Twitter: @estrelaguianews