A Defensora Pública e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Rosana Leite Antunes de Barros, se reuniu na última sexta-feira com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas, para apresentar diversas demandas elaboradas nos últimos meses juntamente com a sociedade civil.
Dentre os pontos apresentados por Rosana Leite, estão a capacitação dos policias civis e militares no atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual, a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, a criação de uma sala lilás no Instituto Médico Legal para o atendimento das vítimas, e maior efetividade no cumprimento de medidas protetivas.
“Na reunião apontamos ao secretário as demandas necessárias para as mulheres do Estado no que diz respeito à segurança pública. Esperamos a implementação das políticas públicas necessárias para a diminuição da violência contra as mulheres dentro e fora de seus lares”, explicou a Defesora.
Para o secretário, as propostas são relevantes, o que tende a refletir na receptividade do governo em acolhê-las. “O atendimento psicossocial ainda é uma novidade na segurança pública brasileira”, disse.
Também participaram da reunião, realizada no gabinete do secretário, a delegada coordenadora do Núcleo de Atendimento da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Jozirlethe Crivletto, e as conselheiras Cíntia Belini, presidente da Comissão de Direitos da Mulher da OAB Sinop, Isabel Cristina, superintendente de políticas públicas para mulher do Sejudh, a secretária executiva dos Conselhos, Maika Regiane Galvão e a diretora da CUT-MT, Sônia Rocha.
Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
Twitter: @estrelaguianews