A Defensora Pública que atua na Comarca de Várzea Grande, Cleide Regina Ribeiro Nascimento, se reuniu com a Prefeita do município, Lucimar Campos, a fim de firmar um acordo para solução extrajudicial de demandas relacionadas as áreas da Saúde e Educação.
De acordo com a Defensora, o objetivo é evitar a judicialização de ações, promovendo um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado. “As soluções têm que ser construídas em conjunto e é isso que buscamos junto à prefeitura. Já temos o aceno positivo e a disposição para resolver as questões antes de virarem processo judicial. Agora vamos buscar as soluções eficazes para atender as necessidades dos cidadãos”.
Ainda conforme Cleide Regina, na área da saúde as principais demandas são referentes a consultas, medicamentos e internações. Já na educação, dizem respeito a garantia de acesso a creches e escolas municipais.
A Prefeita, por sua vez, ressaltou a importância de manter o diálogo e estabelecer parcerias. “A intenção é evitar a judicialização e garantir o atendimento, pois quando o cidadão procura a Defensoria é porque recebeu uma negativa dos serviços que buscava. O Poder Público tem suas limitações financeiras para atender a demanda crescente destas áreas, mas com união de esforços encontraremos a melhor maneira de promover o atendimento”.