O deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM), defendeu que os municípios de Aripuanã, Água Boa, Porto Alegre do Norte, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum e Pontes e Lacerda, sejam incluídos no Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do Governo Federal. A medida é necessária que a população destas cidades possa se beneficiar do programa Voe MT.
“Este programa do Governo Federal prevê a reforma ou construção de 14 aeroportos no Estado de Mato Grosso. É uma ferramenta para melhorar a infraestrutura e dinamizar a nossa economia. Em reunião com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, cobrei que mais seis municípios fossem incluídos”, explicou Dilmar Dal’ Bosco.
Para o parlamentar, ampliar os destinos da aviação comercial em Mato Grosso representa incentivar o turismo, facilitar que as pessoas visitem seus familiares, além da geração direta e indireta de empregos. “Um aeroporto regional movimenta a economia em seu entorno. São atendentes das companhias, pessoas para o abastecimento da aeronave, segurança, movimentação de bagagem, taxistas. Os municípios que pedi a inclusão estão em desenvolvimento e acredito que possuem público suficiente para terem voos comerciais”, reforçou Dilmar.
Ele ainda lamentou que os aeroportos do Interior, em sua enorme maioria, não oferecem condições adequadas de operação, o que dificulta que as empresas aéreas ampliem seus destinos regionais. “Aprovamos o programa Voe MT onde as empresas aéreas obtêm isenção no ICMS do querosene de forma escalonada conforme o número de municípios do Estado em que operam. O problema é que os aeroportos não possuem condições de receber estes voos. Vou continuar trabalhando para que estas obras saiam do papel e melhorem a vida de nossa população”.
Assessoria
Twitter: @estrelaguianews