Em reunião realizada com procuradores-gerais de Justiça nesta terça-feira (14.06), em Brasília, o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, propôs a criação de um núcleo de combate à criminalidade e a corrupção. Ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) caberia a indicação de quatro membros. A proposta será discutida pelo colegiado.
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, participou das discussões e disse que as expectativas são as melhores possíveis. “O ministro da Justiça, que já foi membro do Ministério Público, demonstrou estar disposto a promover a integração das instituições no combate à criminalidade e a corrupção. Essa união de esforços é um avanço e extremamente importante para realização de investigações sobre lavagem de dinheiro, punição dos corruptos e devolução aos cofres públicos do dinheiro desviado”, ressaltou Prado.
Segundo ele, a ideia é que esse núcleo também promova a análise de propostas legislativas e procedimentos de combate à corrupção. Para o ministro da Justiça, ninguém é melhor para tratar da questão do combate à corrupção do que o Ministério Público. “Se conseguirmos que o Ministério Público Brasileiro entre de cabeça neste projeto, teremos avanços consideráveis”, afirmou o ministro.
O presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça Lauro Nogueira, destacou a oportunidade da iniciativa do Ministério da Justiça, pois o Ministério Público dos estados não estava na pauta do governo há muito tempo. “É fundamental essa integração e discussão para que, por meio da construção coletiva, busquemos o fortalecimento institucional”, disse Lauro. Ele também mostrou a preocupação do MP com algumas propostas legislativas que tramitam no Congresso Nacional, tais como o projeto que trata do inquérito civil e do Código de Processo Penal, entre outras.
Participaram da reunião no Ministério da Justiça os procuradores-gerais de Justiça dos estados de Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Acre, Rondônia, Santa Catarina , Rio Grande do Sul, Ceará, Amapá e Pará. Marcaram presença ainda a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti, além dos secretários nacionais de justiça, Gustavo Marrone e de segurança pública, Celso Periolle.
Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Twitter: @estrelaguianews