Por: Rosano Almeida
Parabenizamos a todos os assistentes sociais que diariamente ajudam o Estado de Mato Grosso, Brasil e o Mundo a superar desafios e a diminuir desigualdades. Aproveitamos a ocasião para expressar nossa gratidão pela dedicação e comprometimento com os direitos e com a ampliação da cidadania.
O Dia do(a) Assistente Social é comemorado em virtude do Decreto nº 994/62 que regulamenta a profissão e cria os Conselhos Federal e Regionais, editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei nº 3.252/1957, de 27 de agosto, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei nº 8.662/1993, de oito de junho é o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social que representam a classe por todo o Brasil.
O profissional do Serviço Social tem como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica “pelo menos diferente da atual”, anota Rosano Almeida, “reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente”.