Senador diz que vai trabalhar pela revisão da Lei Kandir, garantindo justiça para Mato Grosso
Da Assessoria
Em seu primeiro discurso, na volta ao Senado Federal, o senador Jayme Campos (DEM-MT), destacou a grave crise nas contas públicas pela qual está passando o estado de Mato Grosso. “Mato Grosso é uma terra de enormes potencialidades, mas convive hoje com um lamentável paradoxo. O Estado cresce acima da média nacional, contribui fortemente na manutenção da balança comercial brasileira e lidera o plantio de soja, milho e algodão. Porém, além da concentração de riqueza nas mãos de poucos, há um nítido desbalanceamento financeiro por conta do desequilíbrio federativo”, afirmou Jayme.
Durante sua fala, o senador elogiou o governador Mauro Mendes. “Em Brasília, vou ajudar o governador Mauro Mendes, meu colega de partido, a ter livre trânsito nas instituições federais para trazer para Mato Grosso os recursos e obras que a população precisa. Mauro é preparado, austero no trato do dinheiro público e responsável na gestão, como já foi comprovado em sua trajetória pública”.
Jayme Campos disse que defenderá a revisão da Lei Kandir para garantir uma maior distribuição das riquezas produzidas no estado. “Por conta das distorções da atual legislação, Mato Grosso deixa de recolher aos cofres públicos R$ 6 bilhões anuais. Pretendo focar esforços para exigir o repasse dos valores devidos pelo governo federal aos estados. Mato Grosso tem direito a receber R$ 500 milhões do FEX, valor que não foi pago em 2018. É um desrespeito ao princípio constitucional da federação que os estados e municípios tenham que ficar a bel-prazer das vontades do governo central. Temos de mudar isso”, defendeu.
Outro ponto importante que o parlamentar destacou no pronunciamento foi o caos na logística e infraestrutura do estado. “É preciso destravar as obras de logística e infraestrutura, imprescindíveis para reduzir custos e ampliar a competitividade dos produtos agrícolas do Brasil no exterior. Conciliar crescimento econômico com proteção do meio ambiente”, disse.
Gratidão – O senador de Mato Grosso retorna ao Senado Federal. Ele foi eleito em outubro de 2018, recebendo quase 500 mil votos. “Sinto-me honrado pela caminhada que fiz e, com muita humildade, manifesto minha gratidão ao povo mato-grossense que, ao eleger-me, além de demonstrar imensa confiança, referendou uma trajetória política de mais de 30 anos dedicados à coisa pública”, destacou.
Ele foi prefeito de Várzea Grande por três mandatos. Em 1990, foi eleito Governador do estado. E, entre 2007 a 2015, exerceu o primeiro mandato de Senador da República. “Aqui, presidi a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e ocupei a Liderança do Bloco da Minoria e a Vice-Liderança do Democratas. Após 12 anos sem disputar eleições, retorno ao Senado Federal mais experiente e ainda mais motivado, ainda mais consciente de que é preciso trabalhar com afinco para continuar servindo à brava gente do meu Estado e do Brasil”, afirmou.
Assessoria Democratas
Twitter: @estrelaguianews


