A Defensora Pública responsável pela Coordenadoria de Ações Comunitárias, Silvia Maria Ferreira, pleiteou administrativamente a instalação de sinais sonoros e de piso tátil nos semáforos de Cuiabá visando a acessibilidade dos deficientes visuais da capital.
Os ofícios encaminhados a prefeitura também mencionam a necessidade de adaptação das placas dos parques Zé Bolo Flor, Massairo Okamura, Projeto Porto Cuiabá, Parque das Águas e Tia Nair, que não possuem informações em braile.
A ação tomada pela Defensora partiu após uma reunião com a Associação Matogrossense de Deficientes (AMDE), quando as queixas mais frequentes da população foram passadas para a Coordenadoria.
Os ofícios foram respondidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana, dizendo que a instalação dos sinais sonoros para os semáforos estão em fase licitatória.
Para a Defensora, essas medidas são fundamentais para a qualidade de vida e o respeito aos direitos dos cidadãos cuiabanos. “Tenho certeza que a instalação dos equipamentos sonoros em semáforos da Capital e a instalação de piso tátil ajudarão as pessoas com deficiência visual, garantindo seu direito de ir e vir e ter ampla acessibilidade aos logradouros públicos e privados”, declarou.
Veja mais: Defensoria Pública – Novos defensores tomam posse em Mato Grosso.
https://www.youtube.com/watch?v=TwCx5S2zEAc