O “Defensoria Até Você”, projeto coordenado pelos Defensores Públicos Ademilson Navarrete Linhares e Silvia Maria Ferreira, iniciou o mês de abril com um total de 821 beneficiados em Cuiabá. Nesta quarta- feira (06.04) os bairros visitados pelas equipes da Coordenadoria de Ações Comunitárias da Instituição foram o Pascoal Ramos e Jardim das Aroeiras.
O projeto oferece aos moradores das regiões próximas aos bairros contemplados a possibilidade de buscarem orientação com os Defensores para resolverem questões judiciais e extrajudiciais, como retificação de registro civil, requisição de benefícios previdenciários, guarda compartilhada e divórcio, pensão alimentícia e declarações de hipossuficiência.
O Defensor Ademilson Linhares observa que a receptividade do público tem se mantido neste segundo ano de projeto. “Os atendimentos do Pascoal Ramos foram muito variados, mostrando uma demanda muito grande da população pelo serviço da Defensoria Pública. Hoje os assistidos continuaram chegando mesmo após o horário de encerramento do mutirão”, declarou.
Beneficiado por tanta dedicação foi Francisco Nascimento Teixeira. O assistido chegou cedo para conversar com a equipe de orientação jurídica do Defensoria Até Você a fim de obter a guarda da sobrinha. Ele contou que a menina sempre foi criada pela avó materna, porque sua mãe é interditada. Agora, com a morte da avó, sentiu a necessidade de regularizar a guarda da criança.
Nesta etapa do mutirão também ganhou destaque a participação dos presidentes dos bairros acolhidos pela equipe da Defensoria Pública, que acompanharam os atendimentos realizados nas escolas Pascoal Ramos e Profª Diva Hugueney de Siqueira Bastos.
Tenente Lopes, como é chamado pelos moradores do Pascoal Ramos, bairro que preside, avaliou os trabalhos positivamente. “Recebemos hoje a Defensoria com grande satisfação, por sabermos se tratar de um bairro muito carente, isso trouxe muita felicidade para diversos amigos próximos”, declarou.
Já Dona Jô, presidente do Jardim das Aroeiras, ressaltou os objetivos em comum do projeto. “Essas atividades elevam a qualidade de vida do bairro. Posso afirmar isso porque durante a semana inteira estou acompanhando e ajudando na divulgação do mutirão que acontece hoje”, disse.
Cidadania – Direitos e Deveres
Além do mutirão, na terça-feira (05.04) os Defensores Públicos estiveram nos mesmos bairros realizando palestras sobre Cidadania – Direitos e Deveres para 541 alunos do ensino fundamental.
A exposição do tema foi feita de forma lúdica, passando noções de trânsito, valorização do patrimônio público, respeito à família e autoridades, como funciona a administração pública, fiscalizar os gastos do erário, cuidados com a saúde, como se evitar a proliferação do mosquito da dengue, por exemplo, dentre outros.
Assessoria