Como parte das comemorações dos 15 anos do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), os policiais militares que atuam na unidade receberam a ‘Medalha Tático Policial’. O objetivo foi homenagear aqueles que, de alguma maneira, contribuíram para a evolução das atividades e doutrina do Rotam. A honraria contemplou 56 profissionais da instituição, nesta quinta-feira (14.07), na sede do batalhão, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.
Na unidade desde 2004, o subtenente Alfredo Correa da Silva disse que é um orgulho compor o batalhão. “Aqui é uma tropa diferenciada. Somos uma família mesmo”. Ele também lembrou alguns momentos que marcaram esses 12 anos servindo junto ao batalhão. “Teve uma ocorrência em Poconé, em que nossa viatura topou de frente com os criminosos, que atiraram em nossa direção de surpresa. Foi tudo muito rápido e tenso”, relatou.
Entre os homenageados, estão duas mulheres da unidade. Uma delas é a tenente Raissa Amorim, de 26 anos, que ingressou na PM há sete anos, e está há dois no Rotam. “É um orgulho muito grande fazer parte dessa unidade e receber essa homenagem, sendo fruto do trabalho que desenvolvemos”, afirmou ela, que sempre sonhou em atuar na carreira militar. A unidade atualmente é composta por um efetivo de aproximadamente 150 policiais. Deste total, 10 são mulheres.
Presente na solenidade, o governador do Estado, Pedro Taques, recebeu uma homenagem especial. Ele destacou a atuação do batalhão e o valor de todos os profissionais para a segurança pública. “Vocês compõem uma tropa que não foge à luta. E, assim como toda Polícia Militar, nos ajudou a enfrentar esses dois últimos meses difíceis. É uma tropa que merece estar bem equipa, bem aparelhada, com instalações físicas adequadas e estamos trabalhando para isso”, disse Taques, ao prometer a destinação de novas viaturas ainda este mês ao batalhão.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, também recebeu uma homenagem especial. “Eu, que já servi por 15 anos à Polícia Militar de São Paulo, considero um momento especial ser homenageado”, afirmou.
O comandante-geral da PM, coronel Gley Alves, também esteve presente na solenidade e destacou a importância da unidade em prol da segurança pública.
Conforme o comandante do Rotam, tenente-coronel Ronaldo Roque, a homenagem visa também criar uma simbologia, uma mística entre aqueles que atuam junto à unidade. “É uma singela forma de homenagear aqueles que vêm prestando excelentes serviços junto à sociedade. E, assim como nosso braçal, essa medalha é mais uma simbologia, que representa comprometimento, audácia, coragem e perseverança daqueles que aqui labutam”, frisou.
Os 15 anos do Batalhão da Rotam foram celebrados em 21 de junho.
PM-MT
Twitter: @estrelaguianews